IMPRENSA ENERGY SOLUTIONS SHOW 2020

Fóruns Cogeneration, Energy GTD e Energy Consumers trazem os principais aspectos da atualidade de cada um dos setores

No primeiro dia do ESS, os primeiros Fóruns simultâneos, Cogeração, GTD e Consumidores de Energia, abordam, simultaneamente, o mercado livre de gás natural e as oportunidades para a cogeração; as novas tecnologias para a transição energética na distribuição; e aspectos gerais do mercado livre de energia.

O Fórum Cogeneration- Mercado Livre de Gás Natural: oportunidades para a cogeração contou com a palestra do diretor de desenvolvimento de negócios na Veolia, José Bruzadin, na qual foi abordado o atual mercado livre de gás natural para a cogeração de energia.

Participaram do debate Nelson Oliveira, da Mais Energia; Pedro Silva, da Nova Energia; Rafael Lamastra, da Compagás e o gerente do Grupo Sotreq, Lucas Monteiro, como moderador.

A tônica do debate foi a importância de a regulamentação estar alinhada a questões que visem a redução dos custos para os consumidores na cogeração, em especial, sobre o gás do pré-sal.Os debatedores falaram sobre as diferentes visões em relação ao PL do Gás, que, segundo eles, é uma boa iniciativa, mas que ainda precisará ser melhor lapidado. 

O Fórum Energy GTD- Novas tecnologias para transição energética na distribuição: telemetria, gêmeo digital e novos padrões de rede, contou com palestra do diretor de tecnologia da Enel Brasil, Bruno Cecchetti, na qual foram mencionados os projetos de P&D da Enel e como as iniciativas refletem em mais qualidade e eficiência. O debate contou com Eduardo Caldas Cardoso, da OneRF; Eduardo Kodama, da Amazon Web Services; e como moderador, o presidente da Associação de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Marcos Madureira. 

Durante o debate, cada um dos participantes trouxeram diferentes experiências vivenciadas nas empresas no âmbito da inovação, como a utilização cada vez maior dos dados. Marcos Madureira abordou a importância dos projetos de inovação e novas tecnologias trazidas pelos projetos de P&D em benefício dos consumidores, como a melhoria da qualidade dos serviços prestados e melhores preços alcançados nas tarifas.

O terceiro fórum, Energy consumers: entendendo o mercado de energia e aspectos gerais, contou com palestra do diretor da PSR, Bernardo Bezerra, e se estendeu, simultaneamente até o congresso principal. A palestra abordou questões técnicas como: os  componentes da conta de energia elétrica; o Mercado livre versus o  Mercado Regulado; o papel da comercializadora de energia e do agregador de pequenas cargas (comercializador varejista); a evolução do Ambiente de Contratação Livre, o ACL; as condições de participação (consumidor livre convencional e especial); a relação entre consumidores livres e distribuidoras; os preços de energia que um consumidor livre tem acesso e o desafio de sua modelagem; a dinâmica negocial e o papel das bolsas de energia; os principais produtos e serviços oferecidos; modelos de contratos no contrato no mercado livre. 

O palestrante abordou os atuais mecanismos que fazem parte do processo de modernização do setor elétrico, como o PLS 232 e a MP 988.