IMPRENSA ENERGY SOLUTIONS SHOW 2020

Biogás: energia limpa, firme, com recursos abundantes no Brasil e que já é realidade

Encerrando a programação do ESS 2020, o último Cogeneration Forum trouxe uma palestra de Andreas Eberharter, Senior Application Engineering Leader - Sales da Innio. Em sua apresentação, ele falou um pouco sobre os diferentes exemplos de empreendimentos com plantas de biogás, como fonte de energia firme e renovável.

Em geral, a palestra mostrou que o biogás, há tempos, deixou de ser potencial e passou a ser realidade com diversas plantas competitivas e com escala. Ao fim da palestra, teve início o debate com as participações de diversos players, como Enrico Calzavacca, CTO da AB Energy, Bruno Esperança, Marketing & Business Development de Biogás e Biorrefinarias, da SebigasCótica e Yuri Schmitke, presidente executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), além de Alessandro Arco Gardemann, Diretor na Geo, Presidente Associação Brasileira do Biogás (Abiogas), na moderação do debate.

No debate, os participantes comentaram os desdobramentos da MP 998 para o setor de geração a partir de resíduos, observando impactos para investidores que podem ter uma elevação no custo de seu empreendimento. Observou-se que a MP não leva em consideração atributos importantes tendo em vista que é uma fonte despachável distribuída próximo aos centros de consumo, não está exposta às variações do dólar, além de ser uma energia limpa.

O presidente da Abiogas observou que o Brasil tem o maior potencial de biogás do mundo e que a cogeração precisa ser aproveitada ao máximo. Enrico salientou que o biogás tem um papel fundamental para a descarbonização da matriz.